Chinese Bridge
Trata-se de uma competição Internacional de proficiência em Língua Chinesa para estudantes universitários, organizada pela Embaixada Chinesa em conjunto com os Institutos Confúcio (IC) regionais. A competição é uma excelente plataforma para o aprendizado e promoção do idioma e da cultura chinesa. Por meio das apresentações os competidores demonstram seus conhecimentos e habilidades para os juízes da competição e para o público.
Cada IC é responsável pela organização do evento localmente (fase preliminar de seleção de candidatos), e um deles é escolhido para sediar a fase nacional do evento. Os vencedores da etapa nacional seguem para a China, para competir nas semifinais e na final.
A competição avalia os candidatos nos aspectos: proficiência em língua chinesa; conhecimentos gerais sobre a China; e habilidades racionadas à cultura chinesa, no qual os candidatos apresentam suas capacidades de acordo com o pedido, podendo ser: canto, dança, recitação de poemas, artes maciais, caligrafia, corte de papel, pintura, etc.
Edição 2022
Com a aproximação das relações entre China e Brasil nos últimos anos, mais e mais brasileiros vêm crescendo seu interesse no aprendizado de mandarim e da cultura chinesa como um todo. A fim de promover o interesse no estudo de caracteres chineses, estudando a linguagem chinesa e a cultura, conhecer novos amigos e mostrar suas habilidades artísticas, a Embaixada da China no Brasil irá sediar, junto dos Institutos Confúcio no Brasil, a “Competição Chinese Bridge 2022 de proeficiência para estrangeiros ao redor do mundo: Desafio de caligrafia e pintura”.
Organizadores
Esta competição é organizada pela Embaixada da China no Brasil, pelo Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais e pela cooperação de cada Instituto Confúcio no Brasil. O júri desta competição será composto por oficiais da Embaixada da China no Brasil e por especialistas chineses e brasileiros de diversos Institutos Confúcio no Brasil.
Participantes
Para participar da competição, os seguintes aspectos devem ser considerados: (a) todos os cidadãos de nacionalidade brasileira que se interessam pela Cultura Chinesa podem participar; (b) não há restrição de idade; (c) a língua materna do participante não poderá ser chinesa; (d) os participantes menores de idade devem obter o consentimento dos responsáveis e (e) os participantes devem usar seus nomes verdadeiros.
Tema e formato da competição
Os participantes devem criar obras originais que se relacionem com o tema do Festival da Primavera, o conteúdo deve expressar uma atmosfera festiva, buscar a verdade, a bondade e a beleza, além de transmitir uma energia positiva. Os participantes poderão realizar suas obras através de dois formatos diferentes: caligrafia ou pintura.
Requerimentos
Requerimentos das obras de caligrafia:
Em relação às obras de caligrafia: Os seguintes aspectos devem ser considerados: (a) devem ser obrigatoriamente escritas em caracteres chineses; (b) o participante deverá utilizar um pincel de tinta para escrever caracteres simplificados ou tradicionais; (c) o participante é livre para escolher o estilo de escrita; (d) os trabalhos devem ser em tamanho de papel A4 ou A3; (e) os participantes podem circundar o tema para escrever palavras ou frases comemorativas, poemas, dísticos, caracteres e/ou frases conhecidas que representem bons significados e bênçãos; (f) a escrita do conteúdo deve ser precisa, coerente e completa. O participante deve indicar o autor e título original ao citar trabalhos.
Requerimentos das obras de pintura:
Em relação às obras de pintura: Os seguintes aspectos devem ser considerados: (a) o participante é livre para escolher o estilo de pintura (pintura chinesa, pintura a óleo, aquarela, guache, desenhos, tinta acrílica, xilogravuras, história em quadrinhos, desenhos digitais etc.); (b) os trabalhos devem ser em tamanho de papel A4 ou A3; (c) os participantes devem cumprir as leis e regulamentos para que não haja disputas de direitos autorais sobre o conteúdo da pintura. Eventuais disputas decorrentes do conteúdo serão de única e inteira responsabilidade do concorrente.
Requisitos do vídeo explicativo das obras: Os participantes devem fazer um vídeo compartilhando as ideias expressas em seu trabalho, explicando de modo claro a história por trás de sua obra e o seu significado. A explicação do participante deve ser feita preferencialmente em chinês, mas a língua portuguesa também pode ser utilizada. O vídeo Não deve ultrapassar 5 minutos, deve ser em formato MOV ou MP4 e deve ter resolução maior ou1920x1080
Formulário de inscrição: Também é necessário o envio do formulário de inscrição devidamente preenchido, para acessá-lo: Clique aqui
Formulário para menores de 18 anos: Por fim, os menores de 18 anos precisarão enviar o formulário de autorização do responsável, para acessá-lo: Clique aqui
Planejamento da Competição
Data limite para entrega das obras:Até 05 de janeiro de 2023, 23h59 (horário de Brasília)
Premiação: Nesta competição, haverá em cada modalidade (caligrafia e pintura): 3 competidores para o primeiro lugar, 6 competidores para o segundo lugar e 8 competidores para o terceiro lugar. A Embaixada da China no Brasil irá premiar os vencedores da competição do Festival do Meio Outono e do Festival da Primavera durante o ano novo chinês.
Submissão dos arquivos
Submissão dos arquivos: Enviar, para
Para a submissão física dos arquivos escreva, até 06 de Janeiro de 2023, para: Av. Antônio Carlos, 6627, Instituto Confúcio, Sala 3063, FALE, UFMG Pampulha 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brasil.
Dúvidas:
Em caso de dúvidas escreva para:
Segue o link para o texto original: Clique aqui
Segue o link para o texto que prorrogou a data de inscrição: Clique aqui