Após a assinatura do Acordo de Cooperação entre a UFMG, o Confucius Institute Headquarters (Hanban) e a Huazhong University of Science and Technology (HUST), foi inaugurado, em novembro, o Instituto Confúcio (IC) da UFMG, com a participação dos reitores da UFMG e da HUST, com uma semana de atividades culturais, Tai Chi, Dança do Dragão, entre outras. O Professor Carlos Alberto Gohn, da Faculdade de Letras da UFMG, assume como primeiro diretor brasileiro do IC e a Professora Qianhua Yu, da Escola de Línguas da HUST, assume como a primeira diretora chinesa do IC.
O Instituto Confúcio da UFMG é o resultado de uma parceria entre a UFMG, o Confucius Institute Headquarters (Hanban) e a Huazhong University of Science and Technology (HUST) na cidade de Wuhan na China.
Desde de novembro de 2013, o Instituto tem se dedicado a oferecer aulas de Mandarim, atividades culturais chinesas, bolsas de estudo na China, aplicação de provas de proficiência em Mandarim, dentre outros.
Na UFMG, o Instituto Confúcio está vinculado à Faculdade de Letras e à Diretoria de Relações Internacionais, funcionando como um programa de extensão intitulado Programa de Ensino de Língua e Cultura Chinesa (registrado no Sistema de Informação de Extensão sob o número 500321).