2013

Após a assinatura do Acordo de Cooperação entre a UFMG, o Confucius Institute Headquarters (Hanban) e a Huazhong University of Science and Technology (HUST), foi inaugurado, em novembro, o Instituto Confúcio (IC) da UFMG, com a participação dos reitores da UFMG e da HUST, com uma semana de atividades culturais, Tai Chi, Dança do Dragão, entre outras. O Professor Carlos Alberto Gohn, da Faculdade de Letras da UFMG, assume como primeiro diretor brasileiro do IC e a Professora Qianhua Yu, da Escola de Línguas da HUST, assume como a primeira diretora chinesa do IC.

 

2014

Abril: Fase regional do 13º Chinese Bridge, competição internacional de proficiência em Mandarim, a primeira na UFMG organizada pelo IC.

Setembro: Primeira Semana de Cultura Chinesa, em comemoração ao Dia Internacional do Instituto Confúcio.

Setembro: Primeira apresentação cultural Art Performance, conduzida por um grupo de artistas chineses da Hubei University na China, em comemoração aos 10 anos do Instituto Confúcio.

 

2015

Maio: Fase regional do 14º Chinese Bridge.

Outubro: Segunda Semana de Cultura Chinesa.

Estabelecimento da parceria com o Colégio Técnico da UFMG (COLTEC) para a oferta de aulas de Mandarim no campus Pampulha da UFMG.

 

2016

No início de 2016, o professor Seung Heung Lee, da Faculdade de Letras da UFMG, assumiu como o novo diretor brasileiro do IC, substituindo o professor Carlos Gohn.

Abril: Inauguração da nova sede do IC na Faculdade de Letras da UFMG.

Setembro: Terceira edição da Semana de Cultura Chinesa.

Outubro: Apresentação cultural Art Performance, com um grupo de artistas chineses da Shangdong University.

 

2017

Maio: 16º edição regional do Chinese Bridge

Julho e agosto: Primeira Escola de Verão na China (Summer School)

Setembro: 4ª edição da Semana de Cultura Chinesa, com o tema Preservação da Saúde. Palestra e divulgação do livro O garoto do Riquixá, de autoria de Lao She, traduzido por Márcia Schmaltz.

Outubro: Apresentação cultural Art Performance, com artistas chineses da HUST.

Dezembro: A professora Yao Linshuang, da Escola de Línguas da HUST, assume como nova diretora chinesa do IC, substituindo a professora Qianhua Yu.

 

2018

No início de 2018, a professora Bárbara Malveiva Orfanó, da FALE, assume como nova diretora brasileira do IC, substituindo o professor Seung Heung Lee.

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, são ofertadas aulas de Mandarim em Viçosa e Montes Claros, em Minas Gerais.

Abril: 17ª edição regional do Chinese Bridge.

Setembro: A professora Cheng Jin, da Escola de Línguas da HUST, assume como nova diretora chinesa do IC, substituindo a professora Yao Linshuang.

Setembro: 5ª edição da Semana de Cultura Chinesa, com o tema Festival do Meio de Outono.

 

2019

Março: Início da oferta de cursos de mandarim na escola Dom Orione - Belo Horizonte, a partir de parceria do IC da UFMG com a Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE) e o Núcleo de Línguas da Secretaria Municipal de Educação (SMED) da Prefeitura de Belo Horizonte – MG.

Abril: Realização da fase regional do concurso Chinese Bridge no IC- UFMG.

Abril: Participação da diretoria do IC - UFMG na Global Community Engagement, organizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional - FAUBAI.

Maio: Dois estudantes do IC - UFMG são premiados na final do concurso Chinese Bridge – Brasil.

Agosto: Quatro estudantes do IC - UFMG recebem bolsas do IC e vão à HUST.

Setembro: Semana Cultural Chinesa.

Dezembro: 7 estudantes da UFMG vão à China para participar do Workshop de Economia oferecido pela HUST.

Dezembro: Participação da diretoria do IC - UFMG na International Chinese Language Education Conference, em Hanban. Inauguração do Espaço Cultural do IC-UFMG na Faculdade de Direito.

 

2020

Março: Início da oferta online de cursos de mandarim devido à pandemia de covid-19.

Março: Máscaras médicas são doadas pela HUST aos hospitais da UFMG, por ocasião da pandemia de covid-19.

Junho: Concurso de caligrafia chinesa no IC – UFMG.

Junho: Aplicação pelo IC - UFMG da 1a edição do HSK online (home edition).

Outubro: Duas conferências de Economia são oferecidas online pela Faculdade de Economia da HUST.

Novembro: O IC da UFMG recebe o Certificado de Autorização pela Fundação Chinesa de Educação Internacional.

 

2021

Janeiro: Abertura da mobilidade virtual HUST / CI – UFMG.

Março: 18 bolsistas do IC - UFMG iniciam sua mobilidade virtual na HUST, com a duração de 1 semestre.

Abril: O professor Leandro Rodrigues Alves Diniz, da Faculdade de Letras da UFMG, assume a diretoria brasileira do IC - UFMG, em substituição à professora Bárbara Malveiva Orfanó.

Junho: Uma estudante do IC - UFMG é contemplada com uma bolsa do Governo da Província de Jiangu para a realização de mestrado na China.

* Aplicação do exame de proficiência HSK – home edition.

* Um estudante do IC - UFMG é premiado na final brasileira do concurso Chinese Bridge.

* Oferta de um curso de Qigong Baduanjin pela professora Xiaon Tan.

Setembro: Como parte da Chinese Cultural Week, são ministradas as palestras “What’s in A Chinese Name?” e “China’s Solar Terms and Their Customs”, respectivamente, pelas Profas. Dras. Li Liang e Xingli Fan, ambas da HUST.

 

Em função da pandemia de covid-19, todas as atividades do Instituto Confúcio – UFMG ocorreram na modalidade online ao longo de 2021.

 

2022

Entre março e junho 18 bolsistas do IC - UFMG realizam mobilidade virtual na HUST, com a duração de 1 semestre.

Abril: Retomada de atividades presenciais no IC - UFMG, com a manutenção de parte dos cursos online, conforme as demandas do público.

* IC - UFMG apoia a realização do evento "Planejamento territorial e prosperidade comum", organizado pelo grupo de pesquisa "Geopolítica e planejamento territorial", da Escola de Arquitetura da UFMG.

Maio: Assinatura de parceria entre a escola Casa Fundamental (Belo Horizonte) e o IC - UFMG.

* Dois estudantes do IC - UFMG alcançam o 1o e o 3o lugar no Chinese Bridge - Ensino Médio. A primeira colocada também fica no ranking global dos 50 melhores estudantes no Chinese Bridge Competition.

* Início de diferentes grupos de atividades culturais no IC - UFMG: caligrafia, pintura, tênis de mesa, Tai Chi Chuan, canto, artesanato, jogos chineses e vôlei.

Junho: Participação, como palestrantes, de dois docentes do Instituto Confúcio da UFMG no evento "Conversas sobre Taoísmo, Confucionismo e Budismo", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Asiáticos da UFMG.

* Mudança curricular dos cursos regulares do IC - UFMG, com a ampliação de 7 para 12 níveis (criação do Módulo Elementar, com três níveis, e de dois novos níveis para o Módulo Avançado); mudança nos livros didáticos utilizados nos cursos regulares do IC - UFMG; revisão dos planos de ensino de cada curso; padronização dos exames de rendimento.

* Conferência "Computational analysis of dance, gestures and music: ongoing research and crosscultural perspectives", ofertada pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Bavaresco de Naveda (UEMG).

* Atividades comemorativas do Festival do Barco Dragão.

* Realização da exposição Expo-China, por iniciativa da Escola de Arquitetura da UFMG, com o apoio do IC – UFMG, na Escola de Arquitetura e na Faculdade de Letras da UFMG.

Agosto: Evento “Maker Day”, na escola Casa Fundamental.

Setembro: Atividade de caligrafia chinesa em Justinópolis (MG).

* Atividades comemorativas do Festival do Meio Outono.

Outubro: Semana da Cultura Chinesa.

De outubro a dezembro houve a realização do Simpósio Internacional HUST-UFMG “International Economics: Nature, Trends and Challenges”, organizado pelo IC - UFMG, pela Faculdade de Economia HUST, pela Faculdade de Economia (FACE/UFMG) e pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG). Cinco rodadas de seminários foram realizadas entre docentes da HUST e da UFMG, nos dias 25, 26, 27 de outubro, 21 de novembro e 12 de dezembro.

Novembro: IC - UFMG sedia a Competição de Caligrafia e Pintura Chinesas, com o apoio da Embaixada da China. A exposição também foi levada a outros 5 Instituto Confúcios do Brasil.

 

Destaca-se, ainda, que, 4 estudantes do Instituto Confúcio - UFMG foram admitidos em universidades chinesas no ano de 2022.

 

2023

Abril: O professor Leandro Rodrigues Alves Diniz conclui seu mandato como diretor no Instituto Confúcio da UFMG, sendo substituído pela profa. Miriam Piedade Mansur Andrade.

Abril: Chinese Bridge Competition/2023 – Nível graduação

Abril: Chinese Bridge Competition awards 2022/3 – Entrega de premiação aos alunos que participaram das atividades culturais em 2022.

Abril: Chinese Bridge Competition/2023 – Nível Ensino Médio (São Paulo – UNESP – Maio/2023) – Primeiro Lugar IC-UFMG – Eric Phillipe // Terceiro lugar IC-UFMG - Vitória Fernandes.

Maio: Mostra de Internacionalização da UFMG – DRI UFMG – Praça de Serviços – UFMG – Os professores do IC-UFMG apresentaram atividades culturais chinesas e ofereceram dumplings (comida típica chinesa) aos participantes.

Maio: Mostra Cultural CENEX – FALE - Stand IC-UFMG – Os professores do IC apresentaram atividades culturais da caligrafia e de pinturas chinesas e alunos apresentaram a performance musical com o instrumento tradicional chinês, Guzheng.

Maio: Entrevistas com professoras voluntárias e contratadas

Junho: Dragon Boat Festival – FALE – Os professores do IC-UFMG apresentaram várias atividades da cultura chinesa além de prepararem com os participantes comidas típicas chinesas.

Junho: Reunião parceria Colégio Batista/IC – UFMG – Esta reunião foi solicitada pela Rede Batista de Ensino com o intuito de estabelecer uma possível parceria com a Rede para a oferta de aulas de chinês

Junho: Curso graduação – oferta do curso de chinês 1, como formação livre (duas turmas, uma no turno diurno e outra no noturno), a partir do segundo semestre de 2023.

Agosto: Renovação das parcerias:

* Casa Fundamental

* PBH – Colégio Imaco – Turma 6º ano – Fundamental 2

* CEFET

* COLTEC

Agosto: Instituição de novas parcerias:

* Shopping Oiapoque (aulas de chinês para alunos descendentes de parte da comunidade chinesa que reside em Belo Horizonte)

* Nansen Instrumentos de Precisão (aulas ministradas na Unidade Contagem para os funcionários da empresa)

Agosto: Entrevistas com professoras voluntárias e contratadas.

Agosto/Setembro: O IC-UFMG participou da organização de cinco Workshops em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (FACE/UFMG), o Centro de Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG) e a Faculty of Economics/HUST. Os workshops foram realizados em formato virtual e contaram com uma média de 200 participantes. Os workshops estão descritos abaixo:

1) 17 de agosto/2023 – Healthcare Organization

2) 21 de agosto/2023 – Climate and Environmental Policies

3) 14 de setembro/2023 – Population studies and Pension system

4) 21 de setembro/2023 – Education system

5) 28 de setembro/2023 – Social inequalities

Setembro: Entrevistas com professoras voluntárias e contratadas.

Setembro: Instauração do IC-UFBA – Os diretores do IC-UFMG participaram a cerimônia de inauguração do IC-UFBA, em Salvador.

Setembro: Visita ao Instituto Confúcio da PUC-RIO e ao Confúcio Classroom da UFF, no Rio de Janeiro, para troca de experiências.

Setembro: Domingo no Campus. O IC-UFMG participou do evento Domingo no Campus no dia 17/09/2023. Na ocasião, várias atividades da cultura chinesa foram apresentadas para o público participantes. Destaca-se uma atividade de Tai Chi realizada e que contou com a participação de várias pessoas.

Setembro: Apresentação da palestra sobre a Medicina Tradicional Chinesa pela professora do IC-UFG, Doutora Li Qingyun, no dia 22/09/2023, na Faculdade de Letras-UFMG. Na ocasião o Professor Wang (Diretor chinês do IC-Medicina Chinesa da UFG) também visitou o IC-UFMG.

Setembro: Participação dos diretores chinês e brasileiro na Semana Internacional 2023 – promovida pelo CEFET/MG. No dia 27/09/2023 o diretor chinês do IC-UFMG, professor Liu Yi, apresentou a palestra “O trabalho do Instituto Confúcio-UFMG”.

Setembro: Festival do Meio Outono. O festival foi organizado para uma semana de palestras e várias atividades que são desenvolvidas pelo IC-UFMG. As palestras realizadas foram sobre os seguintes temas: caligrafia e pintura chinesa, a história do festival da lua, o jogo de Ping Pong e a comida tradicional chinesa dessa celebração, o mooncake.

Setembro: No dia 09/10/2023 foi realizado o Festival do Leste Asiático e o evento contou com a participação de membros do IC-UFMG.

Outubro: de 14 até 22 de outubro de 2023 - a diretora brasileira do IC-UFMG participou do Seminar for Local Directors of Confucius Institutes, promovido pelas seguintes Instituições: CIEF – Chinese International Education; BFSU-Beijing Foreign Studies University; FLTRP - Foreign Language Teaching and Research Press, em Pequim-China.

Outubro: de 23 a 25 de outubro de 2023 – a diretora brasileira do IC-UFMG participou de reuniões com a Universidade parceira – HUST, em Wuhan-China, essas reuniões trataram de assuntos relacionados à manutenção da parceria.

Outubro: de 30 de outubro/2023 até março/2024 – Exibição 10 anos do Instituto Confúcio da UFMG – Centro de Memória – Faculdade de Letras – UFMG.

Novembro: no dia 13 de novembro de 2023, a diretora brasileira do IC-UFMG participou da cerimônia de abertura do First Seminar China-Brazil+ , promovido pela Faculdade de Arquitetura da UFMG, celebrando o convênio firmado entre esta Faculdade e a Escola de Arquitetura da HUST, em Wuhan-China.

Novembro: no dia 21 de novembro de 2023, o diretor chinês do IC-UFMG participou do evento International Symposium, promovido pela Faculdade de Economia da UFMG em parceria com a Faculdade de Economia da HUST.

Novembro: de 22 até 24 de novembro de 2023, o IC-UFMG celebrou seus 10 anos de fundação, renovando a parceria entre a UFMG e a HUST. Os dias deste evento contaram com a participação de 12 membros da HUST, além de vários convidados de outros ICs e Confucius Classroom, a Consul da República Popular da China no Rio de Janeiro e a Reitora da UFMG, bem como outras autoridades locais.

Dezembro: de 07 à 09 de dezembro de 2023, o diretor chinês e a diretora brasileira do IC-UFMG participaram da Primeira Conferência Mundial da Língua Chinesa, promovido pelo Ministério da Educação da República Popular da China. O evento também contou com a participação do Professor Fernando Reis, Pró-reitor de pesquisa da UFMG, que representou a Reitora da UFMG.