Eventos

Início > Conteúdo > Eventos

Chinese Bridge

Trata-se de uma competição Internacional de proficiência em Língua Chinesa para estudantes universitários, organizada pela Embaixada Chinesa em conjunto com os Institutos Confúcio (IC) regionais. A competição é uma excelente plataforma para o aprendizado e promoção do idioma e da cultura chinesa. Por meio das apresentações os competidores demonstram seus conhecimentos e habilidades para os juízes da competição e para o público.

Cada IC é responsável pela organização do evento localmente (fase preliminar de seleção de candidatos), e um deles é escolhido para sediar a fase nacional do evento. Os vencedores da etapa nacional seguem para a China, para competir nas semifinais e na final.

A competição avalia os candidatos nos aspectos: proficiência em língua chinesa; conhecimentos gerais sobre a China; e habilidades racionadas à cultura chinesa, no qual os candidatos apresentam suas capacidades de acordo com o pedido, podendo ser: canto, dança, recitação de poemas, artes maciais, caligrafia, corte de papel, pintura, etc.


Chinese Bridge 2022 - Instruções Adicionais:
  • Os alunos podem se inscrever em apenas um ou em ambos os concursos.

Para obter informações mais detalhadas, leia com atenção as seções abaixo.



Chinese Bridge - Edição 2022:

Com a aproximação das relações entre China e Brasil nos últimos anos, mais e mais brasileiros vêm crescendo seu interesse no aprendizado de mandarim e da cultura chinesa como um todo. A fim de promover o interesse no estudo de caracteres chineses, estudando a linguagem chinesa e a cultura, conhecer novos amigos e mostrar suas habilidades artísticas, a Embaixada da China no Brasil irá sediar, junto dos Institutos Confúcio no Brasil, a “Competição Chinese Bridge 2022 de proeficiência para estrangeiros ao redor do mundo: Desafio de caligrafia e pintura”.

  • Esta competição é organizada pela Embaixada da China no Brasil, pelo Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais e pela cooperação de cada Instituto Confúcio no Brasil. O júri desta competição será composto por oficiais da Embaixada da China no Brasil e por especialistas chineses e brasileiros de diversos Institutos Confúcio no Brasil.

  • Para participar da competição, os seguintes aspectos devem ser considerados: (a) todos os cidadãos de nacionalidade brasileira que se interessam pela Cultura Chinesa podem participar; (b) não há restrição de idade; (c) a língua materna do participante não poderá ser chinesa; (d) os participantes menores de idade devem obter o consentimento dos responsáveis e (e) os participantes devem usar seus nomes verdadeiros.

  • Os participantes devem criar obras originais que se relacionem com o tema do Festival da Primavera, o conteúdo deve expressar uma atmosfera festiva, buscar a verdade, a bondade e a beleza, além de transmitir uma energia positiva. Os participantes poderão realizar suas obras através de dois formatos diferentes: caligrafia ou pintura.

  • Requerimentos das obras de caligrafia:

    Em relação às obras de caligrafia: Os seguintes aspectos devem ser considerados: (a) devem ser obrigatoriamente escritas em caracteres chineses; (b) o participante deverá utilizar um pincel de tinta para escrever caracteres simplificados ou tradicionais; (c) o participante é livre para escolher o estilo de escrita; (d) os trabalhos devem ser em tamanho de papel A4 ou A3; (e) os participantes podem circundar o tema para escrever palavras ou frases comemorativas, poemas, dísticos, caracteres e/ou frases conhecidas que representem bons significados e bênçãos; (f) a escrita do conteúdo deve ser precisa, coerente e completa. O participante deve indicar o autor e título original ao citar trabalhos.

  • Requerimentos das obras de pintura:

  • Requisitos do vídeo explicativo das obras: Os participantes devem fazer um vídeo compartilhando as ideias expressas em seu trabalho, explicando de modo claro a história por trás de sua obra e o seu significado. A explicação do participante deve ser feita preferencialmente em chinês, mas a língua portuguesa também pode ser utilizada. O vídeo Não deve ultrapassar 5 minutos, deve ser em formato MOV ou MP4 e deve ter resolução maior ou1920x1080


  • Formulário de inscrição: Também é necessário o envio do formulário de inscrição devidamente preenchido, para acessá-lo: Clique aqui

  • Formulário para menores de 18 anos: Por fim, os menores de 18 anos precisarão enviar o formulário de autorização do responsável, para acessá-lo: Clique aqui

  • Data limite para entrega das obras:30/11/2022; Data da revisão das obras: início de dezembro de 2022; Data de anúncio dos vencedores: Final de dezembro de 2022
  • Premiação: Os prêmios para cada parte (pintura e caligrafia - caneta e pincel) em cada ocasião (Festival do Meio Outono e Festival da Primavera) serão os seguintes: Primeiro prêmio: 3; Segundo prêmio: 6; Terceiro prêmio: 8.

  • Forma de envio: Enviar, para chinesebridge@chineseplus.net e para chinesebridge.ciufmg@gmail.com, os seguintes materiais: 1) cópia digitalizada da pintura / caligrafia; 2) vídeo com explicação oral sobre o trabalho, preferencialmente em mandarim. 3) O formulário assinado pelos pais (para os menores de 18 anos). A explicação também pode ser em inglês ou português.
  • Para a submissão física dos arquivos escreva, até 06 de Janeiro de 2023, para: Av. Antônio Carlos, 6627, Instituto Confúcio, Ao lado da sala 3057, FALE, UFMG Pampulha 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Em caso de dúvidas escreva para: icufmg@dri.ufmg.br

Segue o link para o texto original: Clique aqui

Segue o link para o texto que prorrogou a data de inscrição: Clique aqui

Semana da Cultura Chinesa

É um evento que ocorre no mês de setembro em comemoração ao dia Internacional do Instituto Confúcio, e conta com a participação de alunos e professores do IC, além de convidados especiais. As atividades culturais oferecidas se estendem por quase toda uma semana e incluem: palestras, aulas de caligrafia, corte de papel, pintura e culinária chinesa, jogos de Peteca e Badmington, apresentação de artes maciais chinesas, canto, dança, apresentações culturais de alunos e professores do IC, cerimônia do chá, além de exibição de filmes chineses.

2019

A Semana da Cultura Chinesa 2019 foi realizada entre os dias 16 e 19/09 contando com diversas atividades.

No dia 19/09 das 14:00 ás 16:00 hrs foi exibido o filme chinês "Ontem mais uma vez" com legendas em português no Auditório 1007. O filme conta a história de um grupo de adolescentes que devem escolher entre seguir seus sonhos ou os paradigmas ditados pela sociedade.

  • Nome: Ontem mais uma vez
  • Diretor:Tingting Yao
  • Gênero: Drama
  • Data lançamento: 22 de abril de 2016
  • Duração: 1h48m

Programação dos anos anteriores:



Art Performance

Durante a Semana do Conhecimento na UFMG, em outubro, artistas chineses realizam uma apresentação cultural, que inclui canto, danças, instrumentos musicais, artes maciais, música instrumental, orquestra chinesa, entre outros.

Programação dos anos anteriores:

1º Festival Audio Visual Brasil-China

Em 2019, foram exibidos alguns filmes com o objetivo de promover a interação entre o Brasil e a China.

24 de Setembro de 2019

China Inovadora

  • Duração: 49 minutos
  • Gênero: Documentário
  • Ano: 2018
  • China Inovadora é um documentário sobre a revolução tecnológica na China, onde o campo da tecnologia da informação está provocando grandes mudanças sociais. De aldeias remotas nas montanhas às cidades modernas, de indústrias tradicionais antigas às empresas de tecnologia de ponta, big data, internet das coisas, inteligência artificial, comunicação quântica, neste documentário são destacadas as mais recentes conquistas tecnológicas da China, em áreas como novas energias, atividades manufaturadas, exploração aeroespacial e oceânica.

A História da Porcelana

  • Duração: 48 minutos
  • Gênero: Documentário
  • Ano: 2014
  • História da Porcelana é um documentário produzido pelo Canal de Documentário da Televisão Central da China (CCTV). Com uma produção requintada, os seis episódios da série pretendem apresentar a história do intercâmbio entre a cultura chinesa e a civilização mundial e mostrar as influências da porcelana chinesa no mundo. A partir do império da dinastia Tang, no século IX, à Guerra do Ópio, no século XIX; a partir da Ásia Central a Roma; a partir de portos litorâneos importantes do mundo às capitais dos principais países europeus, a porcelana chinesa foi ligada aos marcos geográficos e pontos históricos importantes da civilização humana. Nesta rota da porcelana consiste empreendimento, aventura, guerras e naufrágios, e a China é sempre o ponto de partida da história.

25 de Setembro de 2019

TV Novela : Ode à Alegria

  • Duração: 90 minutos
  • Gênero: Drama / Romance
  • Ano: 2015
  • Esta série conta a história de cinco mulheres solteiras e independentes, que têm carreiras promissoras e moram no 22º andar do complexo de apartamentos chamado "Ode à alegria". Baseado em um livro de mesmo nome. Cada uma tem uma personalidade e um estilo de vida único. Todas as cinco tem histórias de vida distintas, incluindo sua idade, status social e carreira. Inicialmente elas têm dificuldade para se relacionarem, mas acabaram se tornando boas amigas e vizinhas. Juntas, elas procuram encontrar a felicidade pessoal, resolvendo problemas e se tornando mais resilientes.

Festival da Lua

O festival do meio do outono é o segundo maior festival tradicional na China, logo atrás do Festival Chinês de Primavera. O festival é conhecido por esse nome por ser celebrado no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar chinês, o que é sempre no meio da temporada de outono na China. No calendário gregoriano, geralmente acontece em setembro ou no começo de outubro. O dia é também conhecido como festival da Lua, nessa época do ano é acreditado que a lua está em seu estado mais brilhante e o povo chinês sempre adoraram a lua e a apreciam quando está em seu estado cheio. Tempo de reunião familiar, na cultura chinesa, a lua cheia simboliza reunião, os chineses de reúnem com seus familiares para as celebrações. Há uma adoração e apreciação conjunta a lua junto com uma refeição e um bolo da lua para celebrar. Comer bolos da lua é a mais popular atividade do festival de Outono. Bolos da lua são biscoitos com vários recheios como nozes, paste de feijão Vermelho, pasta de raiz de lotus, gema de ovo, carne e frutas. Eles são feitos para celebrar a lua cheia e a reunião familiar.

Aulas Especiais

Comemorando o ano novo chinês, a Orchestra de Carrilhões de Hubei se apresentou no canal do youtube do Instituto Confúcio - UNESP, no dia 28 de fevereiro de 2021 as 11horas.

Vivenciando a Cultura Chinesa

Culinária Chinesa

A pandemia e a demanda dos cursos regulares dificultaram o desenvolvimento de atividades culturais no Instituto Confúcio, agora próximo ao fim do primeiro semestre, os professores e os alunos realizaram uma oficina de cultura chinesa – preparar Jiaozi. Durante as aulas, o entendimento que os alunos têm sobre a cultura chinesa é limitada aos livros didáticos e imagens, todos têm um desejo de experimentar essa cultura fora dos materiais. A fim de satisfazer os desejos dos estudantes, as turmas de básico 1 e 2 realizaram uma oficina de cozinha na sala de cultura do Instituto Confúcio no dia 22 de junho, onde tiveram a oportunidade de aprender a como fazer Jiaozi. Estes alunos que nunca fizeram comida chinesa conseguiram, com o guia dos professores, os ingredientes e a ação coletiva de todos, provar os próprios Jiaozi com muita alegria, excitação e um grande senso de orgulho, satisfazendo a curiosidade de todos. Essa atividade fez com que os alunos compreendessem a cultura chinesa com mais profundidade.

Caligrafia Chinesa

Previamente, a fim de dar boas-vindas à chegada do Festival do Barco do Dragão, os alunos participaram de uma oficina de Caligrafia Chinesa no dia 18 de maio. Esta atividade não somente fez com que os alunos compreendessem melhor os tipos de Caligrafia Chinesa, mas também os possibilitou conhecer Os Quatro Tesouros da China: o pincel, a tinta, o papel e a pedra de tinta. Após as explicações dos professores sobre as características e manuseio correto dos pinceis, os alunos foram convidados a praticarem a escrita da expressão idiomática chinesa “天人合一”(essa expressão idiomática diz que o homem é uma parte integral da natureza).


Dia 30 de maio, o Instituto Confúcio organizou uma competição de Caligrafia Chinesa para celebrar a chegada do festival tradicional chinês do Barco do Dragão. O tema da competição foi “龙舟香粽,端午安康” (Barcos de dragão e Zongzi, saúde e paz no Festival do Barco do Dragão). Os alunos vencedores foram premiados e encorajados.


Os alunos do Instituto Confúcio têm uma curiosidade insaciável. Planejamos fornecer ainda mais atividades culturais a todos os estudantes, assim todos eles podem desenvolver suas habilidades comunicativas da língua chinesa e, ao mesmo tempo, compreender verdadeiramente a profundidade e o encanto da Cultura Chinesa.