Início > Conteúdo > Eventos

Chinese Bridge

Trata-se de uma competição Internacional de proficiência em Língua Chinesa para estudantes universitários, organizada pelo Confucius Institute Headquarters (Hanban) em conjunto com os Institutos Confúcio (IC) regionais. A competição é uma excelente plataforma para o aprendizado e promoção do idioma e da cultura chinesa. Por meio das apresentações os competidores demonstram seus conhecimentos e habilidades para os juízes da competição e para o público.

Cada IC é responsável pela organização de um evento local (fase preliminar de seleção de candidatos), e um deles é escolhido para sediar a fase nacional do evento. Os vencedores da etapa nacional seguem para a China, para competir nas semifinais e na final.

A competição avalia os candidatos nos aspectos: proficiência em língua chinesa; conhecimentos gerais sobre a China; e show de talentos relacionados à cultura chinesa, no qual os candidatos apresentam suas habilidades e talentos, tais como: canto, dança, recitação de poemas, artes maciais, caligrafia, corte de papel, pintura, etc.

Período de realização:
  • Fase Regional: em abril/maio nos Institutos Confúcio locais.
  • Fase Nacional:em maio/junho.
  • Fase Semifinal e Final: em julho na China.

Para obter informações mais detalhadas, visite o site oficial da competição e o site do Hanban.

Vídeos do Chinese Bridge 2019

Semana da Cultura Chinesa

É um evento que ocorre no mês de setembro em comemoração ao dia Internacional do Instituto Confúcio, e conta com a participação de alunos e professores do IC, além de convidados especiais. As atividades culturais oferecidas se estendem por quase toda uma semana e incluem: palestras, aulas de caligrafia, corte de papel, pintura e culinária chinesa, jogos de Peteca e Badmington, apresentação de artes maciais chinesas, canto, dança, apresentações culturais de alunos e professores do IC, cerimônia do chá, além de exibição de filmes chineses.

2019

A Semana da Cultura Chinesa 2019 foi realizada entre os dias 16 e 19/09 contando com diversas atividades.

No dia 19/09 das 14:00 ás 16:00 hrs foi exibido o filme chinês "Ontem mais uma vez" com legendas em português no Auditório 1007. O filme conta a história de um grupo de adolescentes que devem escolher entre seguir seus sonhos ou os paradigmas ditados pela sociedade.

• Nome: Ontem mais uma vez
  • Diretor:Tingting Yao
  • Gênero: Drama
  • Data lançamento: 22 de abril de 2016
  • Duração: 1h48m

Programação dos anos anteriores:

Art Performance

Durante a Semana do Conhecimento na UFMG, em outubro, artistas chineses realizam uma apresentação cultural, que inclui canto, danças, instrumentos musicais, artes maciais, música instrumental, orquestra chinesa, entre outros.

Programação dos anos anteriores:

1º Festival Audio Visual Brasil-China

Foram exibidos alguns filmes com o objetivo de promover a interação entre o Brasil e a China.

24 de Setembro

China Inovadora

• Duração: 49 minutos
  • Gênero: Documentário
  • Ano: 2018
  • China Inovadora é um documentário sobre a revolução tecnológica na China, onde o campo da tecnologia da informação está provocando grandes mudanças sociais. De aldeias remotas nas montanhas às cidades modernas, de indústrias tradicionais antigas às empresas de tecnologia de ponta, big data, internet das coisas, inteligência artificial, comunicação quântica, neste documentário são destacadas as mais recentes conquistas tecnológicas da China, em áreas como novas energias, atividades manufaturadas, exploração aeroespacial e oceânica.

A História da Porcelana

• Duração: 48 minutos
  • Gênero: Documentário
  • Ano: 2014
  • História da Porcelana é um documentário produzido pelo Canal de Documentário da Televisão Central da China (CCTV). Com uma produção requintada, os seis episódios da série pretendem apresentar a história do intercâmbio entre a cultura chinesa e a civilização mundial e mostrar as influências da porcelana chinesa no mundo. A partir do império da dinastia Tang, no século IX, à Guerra do Ópio, no século XIX; a partir da Ásia Central a Roma; a partir de portos litorâneos importantes do mundo às capitais dos principais países europeus, a porcelana chinesa foi ligada aos marcos geográficos e pontos históricos importantes da civilização humana. Nesta rota da porcelana consiste empreendimento, aventura, guerras e naufrágios, e a China é sempre o ponto de partida da história.

25 de Setembro

TV Novela : Ode à Alegria

• Duração: 90 minutos
  • Gênero: Drama / Romance
  • Ano: 2015
  • Esta série conta a história de cinco mulheres solteiras e independentes, que têm carreiras promissoras e moram no 22º andar do complexo de apartamentos chamado "Ode à alegria". Baseado em um livro de mesmo nome. Cada uma tem uma personalidade e um estilo de vida único. Todas as cinco tem histórias de vida distintas, incluindo sua idade, status social e carreira. Inicialmente elas têm dificuldade para se relacionarem, mas acabaram se tornando boas amigas e vizinhas. Juntas, elas procuram encontrar a felicidade pessoal, resolvendo problemas e se tornando mais resilientes.

Aulas Culturais

O Instituto Confúcio ofertará aulas gratuitas sobre a cultura chinesa para seus alunos a partir do dia 06/07/2020. As aulas serão as segundas e quintas feiras a partir das 20:00h e serão realizadas por meio da plataforma ZOOM. As aulas serão ministradas em lingua inglesa

Segue o link com os temas e acesso ZOOM: Clique aqui