Histórico

Início > Conteúdo > Histórico

2013

Assinatura do Acordo de Cooperação entre a UFMG, o Confucius Institute Headquarters (Hanban) e a Huazhong University of Science and Technology (HUST).

Em novembro de 2013 foi inaugurado o Instituto Confúcio (IC) da UFMG, com a participação dos reitores da UFMG e da HUST, com uma semana de atividades culturais, Tai Chi, Dança do Dragão, entre outros.

Professor Carlos Alberto Gohn, da FALE, assume como primeiro diretor brasileiro do IC e a Professora Qianhua Yu, da Escola de Línguas da HUST, assume como a primeira diretora chinesa do IC.

2014

Em abril de 2014, é realizada a fase regional do 13º Chinese Bridge, competição internacional de proficiência em Mandarim, o primeiro na UFMG organizado pelo IC.

Em setembro de 2014, é realizada a primeira Semana de Cultura Chinesa, em comemoração ao dia Internacional do Instituto Confúcio.

Ainda em setembro, foi realizada a primeira apresentação cultural Art Performance, conduzida por um grupo de artistas chineses da Hubei University na China, em comemoração aos 10 anos do Instituto Confúcio.

2015

Em maio de 2015 é realizada a fase regional do 14º Chinese Bridge.

Em outubro de 2015, é realizada a segunda Semana de Cultura Chinesa.

É estabelecida parceria com o Colégio Técnico da UFMG (COLTEC) para a oferta de aulas de Mandarim no campus Pampulha da UFMG.

2016

No início de 2016, o Professor da FALE Seung Heung Lee, da FALE, assumiu como o novo diretor brasileiro do IC, substituindo o professor Carlos Gohn.

Em abril de 2016 foi inaugurada a nova sede do IC na Faculdade de Letras da UFMG (FALE).

Em setembro de 2016 foi realizada a terceira edição da Semana de Cultura Chinesa.

Em outubro de 2016, realizou-se a apresentação cultural Art Performance, conduzida por um grupo de artistas chineses da Shangdong University na China.

2017

Em maio de 2017 foi realizada a 16º edição regional do Chinese Bridge.

Entre julho e agosto de 2017 foi realizado a primeira Escola de Verão na China (Summer School).

Em setembro de 2017 realizou-se a quarta edição da Semana de Cultura Chinesa, com o tema: Preservação da Saúde.

Em outubro de 2017 realizou-se a apresentação cultural Art Performance, desta vez com artistas chineses da HUST.

Em dezembro de 2017, a Professora Yao Linshuang, da Escola de Línguas da HUST, assume como nova diretora chinesa do IC, substituindo a professora Qianhua Yu.

2018

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, começam a ser ofertadas aulas de Mandarim em Viçosa e Montes Claros, em Minas Gerais.

No início de 2018, a Professora Bárbara Malveiva Orfanó, da FALE, assume como nova diretora brasileira do IC, substituindo o professor Seung Heung Lee.

Em abril de 2018 realizou-se a 17ª edição regional do Chinese Bridge.

Em setembro de 2018, a Professora Cheng Jin, da Escola de Línguas da HUST, assume como nova diretora chinesa do IC, substituindo a professora Yao Linshuang.

Também em setembro de 2018, realizou-se a quinta edição da Semana de Cultura Chinesa, com o tema: Festival do Meio de Outono.

2019

Em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), começam a ser ofertadas aulas de Mandarim no Campus 1 e 2, em Belo Horizonte.