HSK e HSKK

Início > Conteúdo > HSK


Exame de Proficiência em Língua Chinesa (HSK):

O HSK é um exame de proficiência em língua chinesa padronizado internacionalmente. Ele busca avaliar as habilidades de comunicação dos participantes em relação à escuta, fala e escrita da língua, nos contextos acadêmico, profissional e cotidiano. O HSK consiste em seis níveis: HSK 1, HSK 2, HSK 3, HSK 4, HSK 5 e HSK 6. Os diferentes níveis, representam de forma geral, a quantidade de vocabulário que o candidato deve dominar. A equivalência do HSK com o Quadro Comum Europeu de Referência (CEF) e a escala de proficiência em Língua Chinesa é mostrada a seguir:


Teste
Vocabulário(palavras)
Escala de Proficiência em Língua Chinesa para Não nativos
Quadro Comum Europeu de Referência (CEF)
HSK 6 +5000 Nível 5 C2
HSK 5 2500 C1
HSK 4 1200 Nível 4 B2
HSK 3 600 Nível 3 B1
HSK 2 300 Nível 2 A2
HSK 1 150 Nível 1 A1

Os candidatos aprovados no HSK nível 1 estão aptos a entender e usar frases simples em Chinês, além de atenderem às necessidades básicas de comunicação e estarem capacitados a prosseguir com os estudos da língua.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por um semestre (6 meses), com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 150 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por duas partes: compreensão auditiva e leitura. Com 20 itens cada, totalizando 40 itens. A duração total do teste é de 40 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Todos os itens são mostrados em pinyin e em caracteres. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 120 pontos no teste, de um total de 200.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_1.pdf Simulado_Áudio_HSK_1.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_1.pdf Exemplo_Certificado_HSK_1.pdf
Vocabulário_HSK_1.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 2 tem um excelente entendimento básico da língua e estão aptos a se comunicarem em situações rotineiras simples, que requerem troca básica e direta de informações em assuntos comuns.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por dois semestres (um ano acadêmico), com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 300 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por duas partes: compreensão auditiva e leitura, com um total de 60 itens, 30 itens em cada parte. A duração total do teste é de 55 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Todos os itens são mostrados em pinyin e em caracteres. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 120 pontos no teste, de um total de 200.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_2.pdf Simulado_Áudio_HSK_2.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_2.pdf Exemplo_Certificado_HSK_2.pdf
Vocabulário_HSK_2.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 3 conseguem se comunicar em Chinês, em nível básico, em situações acadêmicas, profissionais e cotidianas. Além de estarem aptos a se comunicarem, na maior parte das situações, em viagens na China.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por três semestres (um ano acadêmico e meio), com dedicação de 2 a 3 horas por semana, além de dominarem o vocabulário mínimo de 600 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 80 itens, 40 na primeira, 30 na segunda e 10 itens na terceira parte. A duração total do teste é de 90 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. A partir deste nível, os itens passam a ser mostrados apenas em caracteres, o equivalente em pinyin não mais será mostrado. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_3.pdf Simulado_Áudio_HSK_3.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_3.pdf Exemplo_Certificado_HSK_3.pdf
Vocabulário_HSK_3.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 4 conseguem conversar em Chinês em uma vasta gama de tópicos e conseguem se comunicar, de forma praticamente fluente, com falantes nativos da língua.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por quatro semestres (dois anos acadêmicos) com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 1200 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 100 itens, 45 para a primeira, 40 para a segunda e 15 para a terceira parte. A duração total do teste é de 105 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_4.pdf Simulado_Áudio_HSK_4.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_4.pdf Exemplo_Certificado_HSK_4.pdf
Vocabulário_HSK_4.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 5 conseguem ler jornais e revistas chinesas, assistir a filmes e programas de TV e até mesmo fazer um discurso completo em Chinês.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por mais de quatro semestres (mais de dois anos acadêmicos) com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 2500 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 100 itens, 45 para a primeira, 45 para a segunda e 10 para a terceira parte. A duração total do teste é de 125 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_5.pdf Simulado_Áudio_HSK_5.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_5.pdf Exemplo_Certificado_HSK_5.pdf
Vocabulário_HSK_5.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 6 conseguem entender e escrever informações em Chinês facilmente, além de serem capazes de se expressar efetivamente na língua, de forma oral e escrita.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado e dominado mais de 5000 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 101 itens, 50 para a primeira e segunda cada e 1 item para a terceira parte. A duração total do teste é de 140 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos.
Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_6.pdf Simulado_Áudio_HSK_.6
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_6.pdf Exemplo_Certificado_HSK_6.pdf
Vocabulário_HSK_6.pdf


Exame de Proficiência Oral em Mandarim (HSKK):

O HSKK é um exame de proficiência oral em língua chinesa. Ele busca avaliar as habilidades de comunicação oral dos candidatos. Ele consiste em três níveis: HSKK nível básico, nível intermediário e nível avançado. O exame é aplicado no computador e é conduzido na forma de gravação.


Teste
Escala de Proficiência em Língua Chinesa para Não nativos
Quadro Comum Europeu de Referência (CEF)
HSKK Avançado Nível 5 C1 e C2
HSKK Intermediário Nível 4 B2
Nível 3 B1
HSKK Básico Nível 2 A2
Nível 1 A1

Os candidatos aprovados no HSKK Nível Básico são capazes de entender e usar expressões rotineiras e se comunicar em temas específicos.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa de 1 a 2 semestres (de 6 a 12 meses), com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de ter dominado por volta de 200 palavras mais comumente usadas.

Teste:

O teste é composto por três partes, contendo um total de 27 itens. A duração total do teste é de 17 min, já incluídos 7 min de preparação. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos no teste, de um total de 100.

Material de Apoio:
Simulado_HSKK_Básico.pdf

Os candidatos aprovados no HSKK Nível Intermediário são capazes de entender a Língua Chinesa em nível intermediário e conversar, de forma fluente, com um falante nativo da língua.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado Mandarim de 1 a 2 anos, com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de ter dominado por volta de 900 palavras mais comumente usadas.

Teste:

O teste é composto por três partes, com um total de 24 itens. A duração total do teste é de 21 min, já incluídos 10 min de preparação. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos no teste, de um total de 100.

Material de Apoio:
Simulado_HSKK_Intermediário.pdf

Os candidatos aprovados no HSKK Nível Avançado conseguem entender a Língua Chinesa falada e expressar fluentemente suas ideias em Mandarim.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por mais de 2 anos, com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de ter dominado por volta de 3000 palavras mais comumente usadas

Teste:

O teste é composto por três partes, com um total de 6 itens. A duração total do teste é de 24 min, já incluídos 10 min de preparação. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos no teste, de um total de 100.

Material de Apoio:
Simulado_HSKK_Avançado.pdf

Score Report HSK e HSKK

Os certificados (Score Report) do HSK e HSKK têm validade de dois anos, contados a partir da data de realização do teste. Ele é reconhecido pelo Governo da República Popular da China (PRC) e por todas as instituições de ensino chinesas. Comprovando que o estudante compreende, fala e escreve o idioma de acordo com os níveis.

Os certificados são expedidos na China e chegam no IC por volta de dois meses após a realização do teste. Assim que os certificados chegam o IC avisa os candidatos para virem buscá-los.

Observações

Os testes de proficiência: Youth Chinese Test (YCT), Business Chinese Test (BCT) e ACTFL Foreign Language Tests não são oferecidos pelo Instituto Confúcio da UFMG.

Além disso, o Instituto oferece apenas o HSK paper-based tests, a opção internet-based test não é oferecida.


Data de realização e inscrições

O edital para o exame HSK e HSKK - Em 5 de junho de 2021 - Já está disponível.

Segue o link para o edital Clique aqui



Inscrição Passo-a-Passo


Pagamento

O pagamento é feito por transferência bancária


Valores dos testes

Teste
Valor
HSK 1 R$ 70,00
HSK 2 R$ 100,00
HSK 3 R$ 150,00
HSK 4 R$ 200,00
HSK 5 R$ 250,00
HSK 6 R$ 350,00
Teste
Valor
HSKK Básico R$ 100,00
HSKK Intermediário R$ 150,00
HSKK Avançado R$ 200,00