HSK e HSKK

Início > Conteúdo > HSK


Exame de Proficiência em Língua Chinesa (HSK):

O HSK é um exame de proficiência em língua chinesa padronizado internacionalmente. Ele busca avaliar as habilidades de comunicação dos participantes em relação à escuta, fala e escrita da língua, nos contextos acadêmico, profissional e cotidiano. O HSK consiste em seis níveis: HSK 1, HSK 2, HSK 3, HSK 4, HSK 5 e HSK 6. Os diferentes níveis, representam de forma geral, a quantidade de vocabulário que o candidato deve dominar. A equivalência do HSK com o Quadro Comum Europeu de Referência (CEF) e a escala de proficiência em Língua Chinesa é mostrada a seguir:


Teste
Vocabulário(palavras)
Escala de Proficiência em Língua Chinesa para Não nativos
Quadro Comum Europeu de Referência (CEF)
HSK 6 +5000 Nível 5 C2
HSK 5 2500 C1
HSK 4 1200 Nível 4 B2
HSK 3 600 Nível 3 B1
HSK 2 300 Nível 2 A2
HSK 1 150 Nível 1 A1

Os candidatos aprovados no HSK nível 1 estão aptos a entender e usar frases simples em Chinês, além de atenderem às necessidades básicas de comunicação e estarem capacitados a prosseguir com os estudos da língua.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por um semestre (6 meses), com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 150 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por duas partes: compreensão auditiva e leitura. Com 20 itens cada, totalizando 40 itens. A duração total do teste é de 40 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Todos os itens são mostrados em pinyin e em caracteres. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 120 pontos no teste, de um total de 200.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_1.pdf Simulado_Áudio_HSK_1.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_1.pdf Exemplo_Certificado_HSK_1.pdf
Vocabulário_HSK_1.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 2 tem um excelente entendimento básico da língua e estão aptos a se comunicarem em situações rotineiras simples, que requerem troca básica e direta de informações em assuntos comuns.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por dois semestres (um ano acadêmico), com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 300 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por duas partes: compreensão auditiva e leitura, com um total de 60 itens, 30 itens em cada parte. A duração total do teste é de 55 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Todos os itens são mostrados em pinyin e em caracteres. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 120 pontos no teste, de um total de 200.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_2.pdf Simulado_Áudio_HSK_2.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_2.pdf Exemplo_Certificado_HSK_2.pdf
Vocabulário_HSK_2.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 3 conseguem se comunicar em Chinês, em nível básico, em situações acadêmicas, profissionais e cotidianas. Além de estarem aptos a se comunicarem, na maior parte das situações, em viagens na China.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por três semestres (um ano acadêmico e meio), com dedicação de 2 a 3 horas por semana, além de dominarem o vocabulário mínimo de 600 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 80 itens, 40 na primeira, 30 na segunda e 10 itens na terceira parte. A duração total do teste é de 90 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. A partir deste nível, os itens passam a ser mostrados apenas em caracteres, o equivalente em pinyin não mais será mostrado. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_3.pdf Simulado_Áudio_HSK_3.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_3.pdf Exemplo_Certificado_HSK_3.pdf
Vocabulário_HSK_3.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 4 conseguem conversar em Chinês em uma vasta gama de tópicos e conseguem se comunicar, de forma praticamente fluente, com falantes nativos da língua.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por quatro semestres (dois anos acadêmicos) com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 1200 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 100 itens, 45 para a primeira, 40 para a segunda e 15 para a terceira parte. A duração total do teste é de 105 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_4.pdf Simulado_Áudio_HSK_4.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_4.pdf Exemplo_Certificado_HSK_4.pdf
Vocabulário_HSK_4.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 5 conseguem ler jornais e revistas chinesas, assistir a filmes e programas de TV e até mesmo fazer um discurso completo em Chinês.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por mais de quatro semestres (mais de dois anos acadêmicos) com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de dominarem o vocabulário mínimo de 2500 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 100 itens, 45 para a primeira, 45 para a segunda e 10 para a terceira parte. A duração total do teste é de 125 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_5.pdf Simulado_Áudio_HSK_5.wma
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_5.pdf Exemplo_Certificado_HSK_5.pdf
Vocabulário_HSK_5.pdf

Os candidatos aprovados no HSK nível 6 conseguem entender e escrever informações em Chinês facilmente, além de serem capazes de se expressar efetivamente na língua, de forma oral e escrita.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado e dominado mais de 5000 palavras mais comumente usadas e estruturas gramaticais relacionadas.

Teste:

O teste é composto por três partes: compreensão auditiva, leitura e compreensão escrita, com um total de 101 itens, 50 para a primeira e segunda cada e 1 item para a terceira parte. A duração total do teste é de 140 min, já incluídos 5 min para o preenchimento dos dados de identificação dos candidatos.
Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 180 pontos no teste, de um total de 300.

Material de Apoio:
Simulado_HSK_6.pdf Simulado_Áudio_HSK_.6
Exemplo_Folha_de_Respostas_HSK_6.pdf Exemplo_Certificado_HSK_6.pdf
Vocabulário_HSK_6.pdf


Exame de Proficiência Oral em Mandarim (HSKK):

O HSKK é um exame de proficiência oral em língua chinesa. Ele busca avaliar as habilidades de comunicação oral dos candidatos. Ele consiste em três níveis: HSKK nível básico, nível intermediário e nível avançado. O exame é aplicado no computador e é conduzido na forma de gravação.


Teste
Escala de Proficiência em Língua Chinesa para Não nativos
Quadro Comum Europeu de Referência (CEF)
HSKK Avançado Nível 5 C1 e C2
HSKK Intermediário Nível 4 B2
Nível 3 B1
HSKK Básico Nível 2 A2
Nível 1 A1

Os candidatos aprovados no HSKK Nível Básico são capazes de entender e usar expressões rotineiras e se comunicar em temas específicos.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa de 1 a 2 semestres (de 6 a 12 meses), com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de ter dominado por volta de 200 palavras mais comumente usadas.

Teste:

O teste é composto por três partes, contendo um total de 27 itens. A duração total do teste é de 17 min, já incluídos 7 min de preparação. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos no teste, de um total de 100.

Material de Apoio:
Simulado_HSKK_Básico.pdf

Os candidatos aprovados no HSKK Nível Intermediário são capazes de entender a Língua Chinesa em nível intermediário e conversar, de forma fluente, com um falante nativo da língua.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado Mandarim de 1 a 2 anos, com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de ter dominado por volta de 900 palavras mais comumente usadas.

Teste:

O teste é composto por três partes, com um total de 24 itens. A duração total do teste é de 21 min, já incluídos 10 min de preparação. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos no teste, de um total de 100.

Material de Apoio:
Simulado_HSKK_Intermediário.pdf

Os candidatos aprovados no HSKK Nível Avançado conseguem entender a Língua Chinesa falada e expressar fluentemente suas ideias em Mandarim.

Público-alvo:

Estudantes que tenham estudado a Língua Chinesa por mais de 2 anos, com dedicação de 2 a 3 horas por semana. Além de ter dominado por volta de 3000 palavras mais comumente usadas

Teste:

O teste é composto por três partes, com um total de 6 itens. A duração total do teste é de 24 min, já incluídos 10 min de preparação. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 60 pontos no teste, de um total de 100.

Material de Apoio:
Simulado_HSKK_Avançado.pdf

Score Report HSK e HSKK

Os certificados (Score Report) do HSK e HSKK têm validade de dois anos, contados a partir da data de realização do teste. Ele é reconhecido pelo Governo da República Popular da China (PRC) e por todas as instituições de ensino chinesas. Comprovando que o estudante compreende, fala e escreve o idioma de acordo com os níveis.

Os certificados são expedidos na China e chegam no IC por volta de dois meses após a realização do teste. Assim que os certificados chegam o IC avisa os candidatos para virem buscá-los.

Observações

Os testes de proficiência: Youth Chinese Test (YCT), Business Chinese Test (BCT) e ACTFL Foreign Language Tests não são oferecidos pelo Instituto Confúcio da UFMG.

Além disso, o Instituto oferece apenas o HSK paper-based tests, a opção internet-based test não é oferecida.


Data de realização e inscrições


Inscrição Passo-a-Passo


Pagamento

O pagamento dos testes HSK e HSKK deve ser feito presencialmente no escritório do Instituto Confúcio, no horário de funcionamento, apenas em dinheiro. Não há desconto ou isenção da taxa de inscrição nos testes.


Valores dos testes

Teste
Valor
HSK 1 R$ 70,00
HSK 2 R$ 100,00
HSK 3 R$ 150,00
HSK 4 R$ 200,00
HSK 5 R$ 250,00
HSK 6 R$ 350,00
Teste
Valor
HSKK Básico R$ 100,00
HSKK Intermediário R$ 150,00
HSKK Avançado R$ 200,00